América do Norte verá eclipse parcial do Sol nesta quinta-feira

Um eclipse parcial do Sol estará visível em grande parte da América do Norte nesta quinta-feira, mas especialistas recomendaram aos observadores que utilizem equipamento adequado para evitar danos aos olhos.

O eclipse ficará visível quando a Lua passar em frente ao Sol, encobrindo apenas metade de sua luz brilhante, ao final da tarde de 23 de outubro.

Os moradores de Nova York e do resto da região nordeste dos Estados Unidos provavelmente não poderão acompanhar o fenômeno porque o Sol estará se pondo ao mesmo tempo em que a Lua se posicionar. Eles poderão ter uma visão muito sutil do eclipse no pôr-do-sol.

Mas os residentes de Los Angeles poderão ver 45% do diâmetro do Sol encobertos às 15h38 locais (20H38 de Brasília).

Em Seattle, quase dois terços do Sol deverão ficar encobertos às 20h00 de Brasília e o eclipse esconderá apenas a metade do Sol para os observadores de Denver e de Chicago.

As pessoas que quiserem observar o fenômeno são aconselhadas a usar filtros solares especiais feitos de polímero negro ao invés de óculos de sol.

“O Sol é tão brilhante que mesmo usando óculos escuros comuns é possível sofrer danos oculares se você olhar diretamente para ele”, disse Jay Pasachoff, professor do Williams College, em Massachusetts, e diretor do Grupo de Trabalho sobre Eclipses da União Astronômica Internacional.

Outra opção para aqueles que queiram olhar diretamente para o Sol é fazê-lo usando óculos de soldador de números 12, 13 ou 14.

Aqueles que não tiverem acesso a estes dispositivos, poderão observar o eclipse com segurança fazendo um buraco de meio centímetro em um pedaço de cartolina. De costas para o Sol, poderão usar buraco para projetar sua imagem em uma parede ou muro.

Em agosto do ano que vem os residentes dos Estados Unidos poderão contemplar um eclipse total do Sol.

Artigo anteriorVigilante que matou 39 pessoas pode ser recordista entre serial killers
Próximo artigoGilmar Mendes pergunta se Lula fez teste do bafômetro antes de discurso em BH