Coreia do Norte considera ataque a embaixador dos EUA “castigo justo”

A Coreia do Norte declarou hoje (5) que a agressão do embaixador norte-americano, Mark Lipper, em Seul era “um castigo justo” pela decisão dos Estados Unidos de fazer exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul. “Castigo justo para os belicistas dos Estados Unidos”, disse a agência oficial da Coreia do Norte, KCNA, no título de um breve texto, no qual o ataque contra Lippert é chamado de “expressão de resistência”.

A KCNA afirmou que o ataque refletia a opinião pública sul-coreana, de “crítica aos Estados Unidos, por causarem uma crise na península coreana com perigosas manobras militares conjuntas”.

Os exercícios militares anuais, que geram sempre tensões com a Coreia do Norte, começaram segunda-feira (2) e envolvem milhares de tropas sul-coreanas e norte-americanas.

Kim Ki-jong, o homem que atingiu Lippert com uma faca, disse à polícia que a sua oposição aos exercícios militares foi o principal motivo do ataque.

Fontes médicas, citadas pela agência francesa AFP, informaram que Mark Lippert, de 42 anos, está se recuperando da cirurgia à que foi submetido, depois de ter sofrido cortes no rosto e em um dos braços. O embaixador deverá ficar hospitalizado em observação durante mais três ou quatro dias, acrescentaram.

Artigo anteriorIndonésia confirma que vai avançar com execuções dos dois australianos
Próximo artigoOperação busca prender 48 acusados de envolvimento com venda de drogas