Ex-procurador Francisco Cruz “acha” cargo no governo

Mal o Procurador de Justiça Francisco Cruz mal anunciou deixar o cargo, o desesperado governador, José Melo, correu em sua direção oferecendo a ele, o Chicão, a Inteligência da Secretaria de Segurança, exercida por Thomaz Vasconcelos por oito anos. A situação está de tal forma bagunçada que, nessa área, “vaca não reconhece bezerro”.

Interessante, que esse ato desesperado de Melo ocorre justamente no momento em que a criminalidade dá as cartas e a Polícia Militar do Amazonas entra em processo acentuado de desagregação pela inversão da hierarquia e da disciplina, envolvida em campanha política a tal ponto de o Procurador Eleitoral pedir a cassação do registro de candidatura do candidato ofiial por abuso do poder político.

O desespero de Melo é tal ordem que sequer cogitou dar uma “quarentena” – um tempo, digamos assim – ao ex-procurador Geral do Estado, pois, como chefe do Ministério Público Estadual, era justamente ele o homem responsável, como fiscal da Lei, de se contrapor ao estado de anomia que tomou conta do “governo” Melo, de propor algumas centenas de Termos de Ajustamento de Conduta(TACs).

Contudo, “Chico” Cruz, é justamente aquele escolhido para tentar dar alguma ordem na bagunça que ele não enxergava como “Procurador Geral”.

Na verdade, fica parecendo que a apatia do ex-procurador, sua olímpica ausência das funções, que lhe incumbia agir para não permitir que a situação chegasse no estágio em que chegou, é “premiada” por esse seu comportamento.

É de se perguntar, então: se como Procurador ele nada “achou” de anormal nessa área, embora o sangue estivesse a escorrer pelas ruas e becos de Manaus e do Amazonas, será que agora ele vai conseguir “achar” o que não achou antes?

Há um ditado popular que diz que “quem procura, acha”. Oxalá o “novo” secretário de Inteligência ache logo alguma coisa e que dê a Manaus e ao Amazonas alguma esperança de chegar à velhice, se é que entenderam.

Outro ditado popular diz que “o castigo vem a galope”. Daqui pra frente o ex-procurador Francisco Cruz, agora o “novo” secretário de Melo não vai ter vida fácil. Ah, não vai não!.

Com o nível de violência a que chegou o Estado e Manaus, o “novo” secretário vai ver o “c” da cotia assobiar.

Artigo anteriorEm mais um surto de contradição, José Melo nomeia Francisco Cruz secretário de Inteligência
Próximo artigoComeçou a operação “tapa-buraco”. Será a parte das 100 mil sacas de cimento prometidas em 2013?